sábado, 12 de dezembro de 2009

Municípios de Mato Grosso recebem prêmio pela gestão da merenda escolar

Três municípios de Mato Grosso receberam esta semana o Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”. Foram homenageados 25 municípios de todo o país, sendo cinco prêmios nacionais e o restante por regiões. As três Prefeituras de Mato Grosso receberam o prêmio na categoria Centro-Oeste. De todo o país, 1099 municípios participaram da promoção.


O Prêmio é uma realização da Organização Não Governamental “Ação Fome Zero” e está em sua sexta edição. O objetivo é destacar as Prefeituras com gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


De Mato Grosso foram premiados os seguintes municípios na respectiva categoria: Diamantino (Desenvolvimento Local); Alto Taquari (Eficiência Nutricional) e Lucas do Rio Verde (Participação Social). Do Centro-Oeste, foi premiado ainda o município de Paranhos-MS (Desempenho Administrativo-Financeiro).

A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na solenidade. Uma merendeira de uma escola de Ribeirão Bonito (SP), Viviane Vieira, recebeu das mãos do presidente um troféu em homenagem a todas as merendeiras do país.

O PNAE atende 42 milhões de estudantes. 30% dos alimentos que compõem a merenda escolar vêm da agricultura familiar. O valor per capita da merenda (hoje em R$ 0,22) será reajustado para 2010, conforme o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Estes são os municípios que venceram a premiação nacional:

Categoria - Município premiado

Destaque em educação alimentar   -   Nova Prata (RS)
Capitais e grandes cidades   -   Rio de Janeiro (RJ)
Pequenas cidades   -   Jateí (MS)
Município do semiárido   -   Riacho da Cruz (RN)
Valorização profissional de merendeiras   -   Aparecida (PB)
Merenda indígena e/ou quilombola   -    São Gabriel da Cachoeira (AM)

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT com Assessoria do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com