terça-feira, 11 de maio de 2010

DISCURSO REALIZADO ONTEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE DIAMANTINO


Senhoras, Senhores


Boa Noite...



Em nome da Professora Luiza Duarte – Presidente do Sintep/Subsede de Diamantino comprimento a mesa desta conceituada CASA DE LEIS.

Em nome da Profª Dirce Carris – Mui dgma Coordenadora da E.M. “Brás Maimoni” comprimento os demais participantes desta sessão.
Eu, Odemar Mendes, decidi, usar esta TRIBUNA desta conceituada CASA DE LEIS, para ESCLARECER alguns itens mencionados pelo Secretario de Educação em seu discurso na última segunda-feira.
Este pronunciamento vai servir como estímulo para aqueles colegas, que de alguma forma se interessam pelos nossos direitos como cidadãos, e que têm condições de trabalhar conosco na realização de um mundo melhor.
Observamos que o entendimento de EDUCAÇÃO das pessoas que comandam a educação desta cidade é FRAGMENTADA, porque há a necessidade de DISCUSSÃO, nesta cidade não há um PLANO DE EDUCAÇÃO.
Estamos, há exatos 01 ano e um mês tentando um acordo para o fechamento e aprovação da NOVA LOPEB, mas até o momento não tivemos êxito. Não se sabe se o secretario que hora discursa com apoio, outra hora sentimos que parece que o mesmo não quer a aprovação da LEI.
O mesmo se mostra interessado em numa jornada de 40 horas semanais para professor.
Enquanto Mato Grosso é referencia em nível de país com jornada de 30 horas sendo que 20 em sala e 10 horas atividades, NA REDE ESTADUAL DE ENSINO, os comandantes da Educação desta cidade querem que o SINTEP aceite a proposta de jornada de 40 horas.

Em seu pronunciamento disse que, existia uma lista de pessoa que não estava de acordo com o SINTEP.

• Se existe uma lista de pessoas que não querem a jornada única de 30 horas, que nos apresente esta lista. O SINTEP está aberto ao diálogo.

• Exigimos melhores condições de trabalhos, e que nossas escolas sejam reformadas urgentemente, chega de blá, blá, blá...



• Que as escolas do Campo sejam respeitadas, com ônibus adequados, pois são alunos iguais aos outros da cidade.

Não adianta vir à tribuna e encher o peito e dizer temos tantos anos de educação, e a prática fica como? Pois a escola que sonhamos e que queremos está longe desta realidade, ou seja, da realidade desta cidade.

Ou culpar pagina de internet pela má gestão de vossa secretaria.

Nossas escolas estão sucateadas, abandonadas ao tempo.

• Escolas sem reformas

• Ônibus sucateados

• Bibliotecas inadequadas

• Cubículos que funcionam como Laboratórios de Informáticas.

• Professores que aguardam há exato um ano a aprovação da NOVA LOPEB.



O que o sindicato luta quer:

• Reforma das Escolas

• Equiparação Salarial URGENTE

• APROVAÇÃO DA LOPEB URGENTE

• Piso nacional

• Jornada de 30 horas

Nós Profissionais da Educação lutamos diariamente para construir um mundo melhor. Continuaremos sempre a lutar, pois temos conquistado vitórias importantes e desejamos continuar a avançar nessa luta. Jamais descansaremos. Sabemos, entretanto, que existirão muitas barreiras que encontraremos no nosso caminho.
Mas temos em nossas mãos o poder de transformar a nossa sociedade e ajudar o nosso povo a viver melhor, visando construir o sonho de uma sociedade sem excluídos.
Queremos dizer que exigimos políticas concretas que ponham fim aos problemas sociais que são muitos. Exigimos uma educação de qualidade, achamos importante, o cumprimento das promessas feitas em campanhas eleitorais.
Queremos dizer que compartilhamos o sonho de um País e de um mundo onde haja a mesa cheia e farta para todos. Onde as crianças possam brincar e estudar em paz, sem ter que trabalhar para ajudar o sustento de suas famílias. Compartilhamos o desejo de um mundo onde não haja mais pessoas desempregadas e passando fome, pessoas que se tornam violentas contra suas famílias e contra outros seres humanos em razão da miséria, da infelicidade, do pão que não conseguem colocar sobre a mesa de suas famílias. Compartilhamos a vontade de viver em um País e em um mundo onde crianças, jovens e adultos não mais se prostituam, mas sejam capazes de viver do seu trabalho honesto, em paz e liberdade. Em uma palavra: queremos a felicidade para todos, e não para poucos, como infelizmente ainda acontece hoje em nosso Brasil.

Como dizia o mestre PAULO FREIRE, “AÍ DE NOS EDUCADORES QUE DEIXARMOS DE SONHAR SONHOS POSSÍVEIS.”

Temos a mais profunda esperança que vocês VEREADORES assumirão conosco, de forma clara, o compromisso concreto de construção desse mundo de partilha, tão sonhado e desejado. Esta é uma luta que não pode ser mais adiada ou ignorada. Por isso mesmo, esperamos poder contar com o apoio total de vocês, e renovamos nossa esperança de que novas gerações e todas as que virão a seguir terão direito à EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Assim sendo, despeço de vocês com um grande abraço, símbolo da nossa LUTA em torno de um sonho comum.

Existe a escola que queremos?
E possível chegar lá?


EXISTE SIM...


“Se tivermos: um propósito claro,


Paixão pela causa,


Um plano realista,


Persistência com paciência.

 
Em um espaço em que as pessoas aprendem isto e,


Em que constroem suas competências e habilidades.


Em um espaço em que potenciais se realizam...


Em um espaço em que o ser humano se desenvolve...


“Em um espaço em que as pessoas se EDUCAM em dialogo...”


COMANDANTES DA EDUCAÇÃO DESTA CIDADE...


NOS RESPEITEM


NOS RESPEITEM


Muito obrigado a todos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com