sábado, 5 de junho de 2010

MUSICA PURA


Estou no sábado à tarde neste friozinho gostoso, pois hora está este calor danado.
Estou escrevendo alguma coisa para este BLOG, lembro do horário, entro no BLOG do WENDELL, e sintonizo na Rádio Parecis, está na hora do PROGRAMA MUSICA PURA.
Quem está no AR? Ele mesmo o AMIGO JOSÉ WALDEMAR GENRO, conhecido popularmente como PROFESSOR FUMAÇA.
Pego o telefone e faço uma ligação parabenizando pelo excelente programa, e digo que estou à escuta.
Neste ínterim ouço YOLANDA, afff, Maria, que maravilha.
O formato do Programa MUSICA PURA, SÓ TOCAM MPB, se ouve pouco a fala do apresentador é tocadas mais músicas.
Ouço meu nome, e o professor tecendo elogios a minha pessoa, e parabenizando este BLOG e a minha posição frente às questões educacionais desta cidade.

Mas o que é MUSICA POPULAR BRASILEIRA.

A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Swingue.
Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.

Ao AMIGO FUMAÇA o nosso abraço, PARABÉNS PELO PROGRAMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com