sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
PROJETO DA ESCOLA JOÃO BATISTA DE ALMEIDA
No mês de agosto deste ano a professora VERUZA GUEDES responsável pelos projetos da SMEC desenvolveu um projeto sobre horta escolar com parceria com a FUNDAÇÃO ANDRÉ MAGGI.
JUSTIFICATIVA
O projeto Horta Comunitária - Escola Verde nasceu como uma forma pedagógica para promover mudanças no hábito alimentar dos alunos da Escola Municipal Prefeito João Batista, estimulando a criação e execução de práticas sustentáveis que provoquem, a partir da educação, transformações no cotidiano desses jovens e da comunidade onde eles estão inseridos. Como também de se implantar na referida escola atividades que envolvam os estudantes em ações sociais que visam integrar o aluno no contexto de sua realidade.
A educação é uma importante frente de investimento já que as crianças repassam em casa o que aprendem na escola. Dentro desse contexto, as hortas escolares têm como objetivos principais, além de reforçar a alimentação escolar, ensinar os alunos técnicas agrícolas, preservação do meio ambiente e educação alimentar, como garantia de uma alimentação natural e saudável.
OBJETIVOS
GERAL : Estimular a educação ambiental, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a produção sustentável de alimentos.
ESPECÍFICOS:
Incentivar o consumo de verduras e legumes nas refeições, além do ensinamento do processo agrícola.
Aprender o valor nutritivo das verduras.
Valorizar as etapas do processo de produção até o consumo final.
METODOLOGIA
• Palestras com a nutricionista.
• Preparação da terra para plantio pelas próprias crianças
• Análise da terra por um agrônomo, para diagnosticar o tipo de plantio e de sementes a serem utilizadas.
• Os professores serão capacitados em educação nutricional e ambiental e as merendeiras passarão por treinamento em normas sanitárias.
• Cada canteiro pertence a uma sala de aula.
A SMEC designara um funcionário para cuidar dos serviços gerais da horta escolar.
Assim no dia 17 de novembro de 2010 a Diretora JANETE da ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JOÃO BATISTA DE ALMEIDA – NOVO DIAMANTINO recebeu dos representante da FUNDAÇÃO ANDRÉ MAGGI o kit para iniciar o desenvolvimento em sua escola do projeto da HORTA ESCOLAR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MANDE O SEU COMENTÁRIO!
O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com