domingo, 30 de outubro de 2011

ESCRITORA MARIA CAPISTRANO MARTINS VAI LANÇAR "SIMPLESMENTE MARIA" EM DIAMANTINO



A escritora diamantinense Maria Capistrano Martins, esposa do músico e poeta Moisés Martins, irmã do médico Ademir Capistrano e filha do saudoso Venâncio Pereira voltará a Diamantino para lançar o livro denominado 'Simplesmente Maria', em cerimônia dentro da programação da Feira do Conhecimento.
Os vernáculos empregados no título do livro, traçaram uma diretriz exortando a simplicidade: quer no local aonde os fatos ocorreram, quer através das pessoas protagonistas destes fatos, quer no relato da própria autora. Apesar de simples, o livro, reveste-se de relevância, pois, traz para o momento atual, recordações de uma cidade originária do ciclo garimpeiro, do ouro e diamante, razão do seu nome - DIAMANTINO. Cidade pequena, quase uma vila, aonde as pessoas e as famílias se conheciam.
Efetua um discurso através dos casarões seculares, das ruas calçadas com pedras, da Igreja originária de arquitetura muito antiga. Discursa ainda, sobre o modo vivendis dos idos de 1950, aonde a autora nasceu e viveu com sua família. Estabelece conexão entre a cidade bicentenária e a capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá. Narra as dificuldades próprias de cidade interiorana, desprovida dos meios de comunicação, onde as estradas em estado precário se constituíam no principal meio de comunicação e, ainda com simples detalhes, narra a convivência entre amigos e familiares, surgindo desta forma o enredo maior do livro.
Finalmente, na literatura simples, quase que relembrando, a escritora Cora Coralina, no velho Goiás. A autora procurou exortar suas origens preservando dessa forma uma das poucas literatura daquela longínqua cidade que, depois se constituiu num polo de relevância no contexto histórico de Mato Grosso.
Este livro "Simplesmente Maria", foi apresentado pela primeira vez, num evento realização da SAF da IPC - "Mulheres segundo o coração de Deus", no dia 3 de setembro de 2011 e estará sendo lançado em Diamantino, nos dias 4 e 5 de novembro próximo, na Feira do Conhecimento, com apoio da Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida e Prefeitura Municipal de Diamantino, através da Assessora de Cultura Mylene Paese.
Uma obra de relevância que realça a tradição histórica, fortalece a cultura local, projeta a cidade no âmbito estadual e destaca a primazia dos escritos da autora.





http://www.portalagora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com