segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FESTA NO ROLA


Estive na Comunidade do ROLA, prestigiando a FESTA DE SANTA EDVIRGES, fui acompanhado da amiga ARIRCE SILVA e do amigo DR. BENEVALDO ANDRE, chegando ao local da Festa fomos recebidos pela Festeira Srª Perpétua.


A Festeira reside na cidade de ALTA FLORESTA - MT é proprietária do Cartório naquele município, a mesma  realiza a festa todos os anos.

Ela nos disse que a festa já existe há 6 anos, e todos os anos se reúnem os antigos moradores da Comunidade do ROLA, irmãos primos, filhos e parentes para realizarem a festa de SANTA EDVIRGES.

No local da festa observei uma casa muito antiga, a proprietária e festeira Srª Perpétua nos disseram que a casa já tem mais de 120 anos e aquela propriedade foi herdada pela mãe dela e desde daquela época preservam a casa. É nela que acontece as rezas, ladainhas e as rodas de CURURU.

Os cururueiros são convidados pela Srª perpétua e passam a noite inteira realizando as trovas de Cururu.

Foi servido um delicioso jantar (churrasco) regado a cervejinha bem gelada.

A animação da festa ficou a carga de uma Banda da cidade de alto Paraguai, que levaram os presentes apreciar e dançarem o bom rasqueado cuiabano.

Presentes estavam: o prefeito eleito de (Diamantino) Erival Capistrano, Joãozinho Despachante, Professora Elizete, Darcy Capistrano, Seo Genú, dona Georgete, Luiz Tércio, Tony, Birigui, Suzana e outros.

A festeira Dona Perpétua agradeceu a presença de todos e disse que estava feliz e que Santa Edvirges abençoasse a todos os presentes.