sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ENCONTRO ESSENCIAL


Captar a alma de um povo nos leva a trilhar

os secretos caminhos do coração através do encontro.



Não se pode querer um diagnóstico da situação de uma população por advinhação, palpite, conversas vazias, algum meio “mágico” e fácil. Também não se pode presumir, o que seria arrogante e irrealista. Partindo dessas premissas, ao humilde e correto pensamento cabe investigar o que ocorre, indo direto ao ponto, ouvindo, vendo, sentindo, estando junto, partilhando o mesmo ambiente, tomando um café, mas muito mais sorvendo o que o outro revela a partir de sua própria sabedoria. E o povo, em cada recanto do município, tem algo a dizer, algo maior que a infinita guerra de dois Raimundos.

Existem outros Raimundos, estes gente do povo, assim como muitas Marias e Josés, Paulos e Carlos, Célias e Lourdes, Chicos, Robertas, Joaquins, Marianas, Betânias, Glórias, Das Dores, homens e mulheres, muitos, muitos. Uns já de idade avançada, senhores e senhoras do tempo; outros, apenas adultos, sendo parte deles jovens e, como esperanças vivas, existem as crianças. Por todos os cantos de Russas, gente de uma ponta a outra.
E é assim, ao sol e à poeira, com o cheiro do sertão adentrando as narinas, atingindo o fundo do espírito, que alguns peregrinos de um proposta tranqüila e acertada estão promovendo encontros. Para boas conversas e diagnósticos acertados. Encontros!

Encontrar alguém é algo especial, pois que o outro é um mistério. Se esse alguém é o povo de um lugar, então esse é o ENCONTRO ESSENCIAL.

Não se pode culpar certos homens e certas mulheres pelo crédito que dão a seus projetos, especialmente se o centro de tais projetos é o bem comum, ou seja, as pessoa do povo.

Caminhemos adiante! Russas é maior que seus problemas. E há de continuar a ser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com