sexta-feira, 16 de março de 2012

PAULO FREIRE: PATRONO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Luíza Erundina e Paulo Freire


Paulo Freire ganhou do Senado Federal o título de Patrono da Educação no Brasil. Exatamente quando professores de 17 estados da federação lutam para que governadores e prefeitos cumpram a Lei do Piso, essa notícia há de ter um simbolismo especial, pois valoriza, na pessoa do eterno mestre pernambucano, todos os educadores da nossa pátria, especialmente os que ainda são excluídos de necessárias melhorias em termos de salário e de condições de trabalho, ou seja, a maioria dos professores, creio eu.
Sou do tempo em que a citação de Paulo Freire numa roda de conversa alegrava o coração dos companheiros e lhes dava um sentido de reverência pelo modelo de pessoa e de educador que era aquele homem de cabelos brancos, aparentemente singelo, pois que de fato era um gigante.
Minha geração, a parte consciente dela, aprendeu a ter amor e respeito por Paulo Freire, aprendendo a ter paciência para gerar um futuro melhor para o Brasil que ali, naquele momento, nos sufocava com uma série de situações. Queríamos vê-lo ministro da Educação, à época uma utopia. Mas utopia era mesmo o nosso combustível, tudo certo! Não o vimos em tal posto, mas vimos a então prefeita da capital paulista, a Luiza Erundina torná-lo Secretário de Educação, o que lavou nossa honra, digamos assim.
O mais importante é que fomos contemporâneos desse homem de todos os tempos, pois o amor ligado à consciência eleva os seres a um grau muito maior. Assim era Paulo Freire.


FONTE - O ARAIBU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com