domingo, 24 de junho de 2012

O QUE FAZER EM RELAÇÃO AO LEGISLATIVO MUNICIPAL?



O que pode mudar na próxima legislatura da nossa Câmara Municipal se o perfil dos que ali entram não muda e se os partidos e os grupos também não? Mesmo que poucos dos atuais nove vereadores se reelejam, o que nos garante que, com novos nomes, nosso legislativo agirá de maneira diferente, se depois dos indivíduos tomarem assento naquelas cadeiras erguem um muro entre as suas [deles] e a nossa realidade?
Um dos objetivos fundamentais do legislativo, em todas as esferas, é fiscalizar o executivo. Em tese (em lei e essência) é isso. Mas não é o que se vê. Quando muito, parte dos nossos representantes apenas cria uma “arenga” com o gestor do município para lhe colocar pressão e conseguir vantagens pessoais, grupistas e afins.
Em Diamantino, desejou-se colocar somente, e só, sobre os ombros de alguns vereadores, o fardo que cabe aos atuais nove vereadores, fardo de uma legislatura sem cor, sem ênfase, sem demarcação essencial em relação ao executivo, sem serviço que a maioria do povo reconheça mesmo como interessante. A realidade disso é a rejeição que nosso legislativo enfrenta, salvando-se, com sorte, algum parlamentar num seu reduto, nalguma comunidade em que seja líder e mesmo assim perigando rodar em outubro, pois mesmo o povo mais brando e cordial se revolta quando deixado de lado.
Em 2008, o eleitorado diamantinense promoveu uma ampla mudança nos quadros do legislativo, sinal de que queria algo diferente. Mas não obteve o resultado desejado, pois o que mais queria era uma atuação firme e independente dos parlamentares em relação ao executivo.
Agora, em 2012, o que fazer se mesmo renovando o quadro os comportamentos indesejáveis permanecem? Eis uma questão a se pensar com calma e conhecimento.
A opinião negativa que expresso nesses comentários se coaduna com a opinião geral, ao menos nas queixas tantas na internet. Não creio estar sendo leviano e lembro aqui que faz parte do trabalho dos senhores vereadores ouvir a nós, O POVO.

Texto adpatado O Araibu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com