quarta-feira, 25 de julho de 2012

ANÁLISE DA ENTREVISTA DE DARCY CAPISTRANO NA PISOM



1- O transporte intermunicipal que atende o município de Diamantino é absurdamente precário, com passagens caras, e ônibus caindo aos pedaços em péssimo estado de conservação, caso seja eleito o que você pretende fazer para melhorar essa situação do transporte intermunicipal?

2- Diamantino ainda figura entre as cidades ecologicamente incorretas, caso seja eleito, você pretende implantar a coleta seletiva e a reciclagem de lixo?

3- Recentemente uma telespectadora nos telefonou denunciando que o Posto de Saúde do Posto do Gil, ficou completamente sem água durante uma semana inviabilizando todo e qualquer atendimento, você tem algum projeto para melhorar o abastecimento de água em Diamantino?

4- De acordo com a Constituição Brasileira o Estado deve ser “LAICO”, no entanto o Hino de Diamantino faz uma referência Nossa Senhora da Conceição símbolo da igreja Católica, caso seja eleito você pretende propor a subtração da referencia religiosa no hino da cidade, ou não ou ele será mantido?

5- O município de Diamantino vem perdendo arrecadação e investimento sucessivamente nas últimas décadas, caso seja eleito o que você pretende fazer para atrair mais investimentos pra cidade?



O candidato iniciou sua fala dizendo que a regulamentação do transporte intermunicipal é função da AGER, e que a administração é fiscalizar para que a empresa cumpra o contrato e que venha beneficiar os usuários aqui da cidade, e que haja uma melhoria de qualidade dos serviços. Mas que o básico para Diamantino é um PLANO DIRETOR para os próximos 50 anos.

O candidato pretende criar uma usina de Coleta Seletiva/Reciclagem Intermunicipal, existem empresas interessadas, criar um consórcio intermunicipal e realizar uma concessão por 30 anos. Existe recursos dentro do BNDS, o ideal que busque um entendimento nessa micro região para todos possam realizar esforços para que todos engajem nessa idéia.

Esse projeto do candidato, acho “eu” que deve iniciar nas escolas buscando inserir os alunados desta cidade a ter o hábito da Coleta Seletiva, mas o município deve oferecer mecanismos para que essa coleta seja realizada, colocar cestos de lixos separando plásticos, papel, vidros e alimentos e no fim esse lixo ser enviado ao lixão como acontece, não tem motivos nenhum para se realizar a coleta seletiva, é necessária que se separe o lixo e que seja o mesmo beneficiado (Reciclagem).

O candidato diz que já há no orçamento do município para 2013 recursos para melhorias da rede da captação de água. Diamantino precisa discutir o sistema de gerenciamento da água, precisa-se fazer um diagnostico e vamos criar a secretaria de planejamento. Vamos ver se o município tem esses recursos ou vamos ter que buscar esses recursos fora. A concessão seria a saída. Fala na criação da Secretária de Planejamento no município.

Não entendi, de forma nenhuma essa pergunta, feita pelo entrevistador Helder Caldeira, A telespectadora telefonou e denunciou que Posto de Saúde não tinha água? Isso aconteceu só no Posto de Saúde ou no Posto Gil por completo? Se não tinha água no Posto de Saúde, aconteceu o que? Não pagaram a conta? Foi cortada? O que houve? O que tem haver a falta de água em um Posto de Saúde com o abastecimento de água da cidade?
A criação da Secretaria de Planejamento vai ser benéfica a toda a sociedade de Diamantino.

Sobre o Hino da cidade o candidato disse que a discussão deverá ser com a Câmara Municipal de Diamantino, o hino é de 1967, Darcy Cordeiro e Irmã Nerenda, o hino foi escrito naquele momento histórico, que os jesuítas e as irmãzinhas tiveram um papel importante na educação do município. A discussão deve ser com a Câmara e com toda a sociedade. As primeiras igrejas evangélicas foram criadas a partir de 1970, ele respeita as religiões. As pessoas precisam aproximar mais do evangelho, pois Deus é um só.

Quanto à questão do hino acho que devemos cumprir o que está escrito na Lei, se o estado é Laico, que se substitua a estrofe do hino de Diamantino, mas isso é claro com discussão e participação de toda a sociedade.
Na minha opinião temos assuntos mais importantes para se tratar do que preocupação com hino, isso deve ser assunto secundário.

O que pode ser feita é uma busca junto ao governo do estado, é a industrialização do interior do estado, nossa região tem que ser beneficiada e que para que também ele entre nesta luta de industrialização. O município tem culturas de soja, algodão, de milho etc. Traçar uma política de industrialização, trazer não só grandes indústrias, mais as médias as pequenas e prestigiar os assentamentos. Através do Plano Diretor e buscar essas alternativas. Encerrando o candidato disse que está preparado para administrar Diamantino, conhece as historia de Diamantino, Conhece as necessidades da população. Está entusiasmado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com