segunda-feira, 9 de julho de 2012

XVII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Diamantino, está em Brasilia participando da XVII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde.


As Plenárias de Conselhos de Saúde foram criadas por deliberação do 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador - BA. Seu objetivo principal é promover a relação dos Conselhos de Saúde com a esfera nacional na perspectiva de fortalecer a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na IV Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, em 1997, foi constituída uma Coordenação de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde com a finalidade de fazer um intercâmbio entre os Conselhos Municipais, Estaduais e o Nacional, bem como contribuir no encaminhamento das lutas pelo fortalecimento do SUS e do controle social.
Em 2004, a Coordenação Nacional da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, passou a ser composta por dois representantes por Estado (um titular e um suplente), com o objetivo de garantir a participação integral de todos os Estados. Essa mudança modificou o texto da Recomendação nº 005/2004/CNS, mas manteve os demais Itens da Deliberação 004/2001/CNS.
Durante todos esses anos as Plenárias de Conselho foram construídas e fortalecidas por conselheiros de saúde de todo o País. Em vários momentos, questões conjunturais e estruturais do setor saúde foram articuladas e discutidas nessa instância. Cabe destaque as lutas que ocorreram contra cortes de verbas e por mais recursos para a saúde, pela vinculação orçamentária, por realização de Conferências de Saúde e, acima de tudo, pelo fortalecimento do controle social.
A partir de hoje esta acontecendo a XVII Plenária Nacional dos Conselheiros 09 e 10 de julho de 2012 em Brasília – DF.Temos hoje o Coordenador de Plenária de Mato Grosso Edvande França (Entidade negra) e o Vice e o Jacildo de Siqueira Pinho(Sub sede do Sintep Diamantino).
Apartir de Janeiro o Conselheiro Jacildo de Siqueira Pinho assume a Coordenação Nacional de Plenária em Mato Grosso eleito na VII Plenária Estadual do Mato Grosso.

Fonte - Enviado por email pelo presidente do CMS de Diamantino - Prof. Jacildo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com