terça-feira, 18 de setembro de 2012

CONSCIÊNCIA: TER E IR ADIANTE OU NÃO TER E COLHER SOFRIMENTO.



O pão não existe no trigo, mas no homem, mesmo lugar onde
existe a fome e o poder de transformar o trigo.

Peço aos outros que não vendam seus votos nesta e noutras eleições. Na verdade, em todas. Tudo o que posso é pedir. Pensando nisso, lembrei, obviamente, da palavra “liberdade”, a liberdade que cada um tem de realizar suas próprias escolhas, inclusive a de cometer o crime de vender o próprio voto. Isso mesmo: não pense que só é criminoso quem compra!
Mas, voltando à “liberdade”, esbarramos exatamente em “responsabilidade”, que, por essência (em sentido íntimo), tem tudo a ver com liberdade. As duas juntas, unidas no lastro do bom senso, resultam noutra palavra: consciência. Posso pedir que você tenha consciência? Talvez. Na verdade, o que posso é esperar que você tenha. E que não venda seu voto nem vote por impulso ou por outro bobo motivo.
Agora, quero te propor algo: uma viagem no tempo! É fácil. Retire alguns minutos e retorne uns vinte anos, só na ideia, claro. Examine as condições do nosso município. Educação, saúde, trânsito, coleta de lixo, esporte, cultura, etc. Venha de lá até o presente analisando a atuação dos nossos gestores e veja onde eles acertaram e onde erraram. Veja também o que nós mesmos poderíamos ter feito e não fizemos. Venha se aproximando e analisando cada ano, cada biênio, cada quadriênio e veja o que foi e o que não foi feito pelo poder público, veja se o nosso legislativo atuou bem e onde.
Chegamos ao presente. O que vale a pena? Ter consiência ou vender o voto por uns trocados? Você reclama dos políticos? Chama-os de ladrões? Pois faça o seguinte: seja diferente deles; aja no sentido oposto; faça um novo tempo. Você se sente só pra fazer isso? E eu aqui? E todas as pessoas que, como eu, tentam e tentam? Será que você aí poderia fazer o mínimo esforço de verificar isso? Não custa.
O HOJE é a colheita do ONTEM. O que vale para uma PESSOA vale para uma SOCIEDADE. Se investirmos em saúde e o fizemos de modo correto, os resultados virão. Se investirmos em educação e no combate às drogas, igualmente os resultados virão. Se não nos corrompermos, nosso padrão de comportamento muda, nossa resposta muda e os corruptos desistem. Nós os vencemos! Não é isso que você quer?
Agora, por favor, pense sobre o seguinte: quais as propostas e as condições de cada um dos quatros candidatos a prefeito de Diamantino em 2012? Pense sobre isso lucidamente, sem grandes paixões, pois você não está torcendo pelo seu clube; você está decidindo o NOSSO futuro. Fique à vontade, escolha e, se possível, tenha CONSCIÊNCIA, que começa com LIBERDADE e RESPONSABILIDADE.
Saiba: todo ser humano é uma fonte de poder, uma promessa de redenção ou de maldição. Depende da escolha, ou seja, do nível de CONSCIÊNCIA.

fonte - O araibu (texto adapatado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com