domingo, 16 de setembro de 2012

ELEIÇÕES EM RUSSAS: EM QUEM AS "PESSOAS ESCLARECIDAS" VOTAM?



Um engano do eleitorado russano nessas eleições é enxergar apenas em Weber Araújo a possibilidade de real e legítima oposição ao prefeito Raimundo Cordeiro e a seu candidato Aureliano Ribeiro, quando essa possibilidade, de modo mais sábio e fecundo, encontra-se fora dessa polarização, exatamente na candidatura petista. O eleitorado pró-Weber age como se eleger seu escolhido fosse parte de uma missão sagrada, um mandado divino. E isso muito em virtude da comparação feita com Raimundo Cordeiro, obviamente.
O PT de Russas e Odilo Almeida, por sua vez, consideraram melhor fazer a “linha da menor resistência” em relação à administração Raimundo Cordeiro, não lhe criticando abertamente, o que foi estrategicamente errado. Isso teria deixado, desde o início, uma sensação geral de independência que o eleitor mais apaixonado necessita ou julga necessitar na hora de optar por uma proposta.
Mas vale ressaltar que o próprio Weber Araújo, FORA DAS CAMPANHAS ELEITORAIS, não fez oposição direta a Raimundo Cordeiro. Sempre, depois das eleições que participou, desde a ascensão do atual prefeito, Weber se retirou de cena e foi viver a sua própria vida, com sua família, cabendo à Araibu FM, nas pessoas de Cid Ferreira e Edivaldo Farias mais precisamente, realizar a oposição a Raimundo Cordeiro, tanto é que aí está Cid muito bem cotado como candidato a vereador, possivelmente um dos campeões de voto nessas eleições.
Pra falar a verdade, nenhum político de Russas fez real oposição a Raimundo Cordeiro. Quando muito, arengou aqui e ali em troca de alguma coisa até conseguí-la ou conformar-se com um não. Nós, a população, somos órfãos de um legislativo mais atuante e que deveria ter nos defendido durante esses oito anos, pois essas duas legislaturas (2005-2008/2009-2012) não significaram muito para nós.
Mas, voltando ao eixo primeiro desse texto, hei de dizer que o eleitorado se engana se acha que somente Weber representa uma ruptura com a atual administração. Vale lembrar que Odilo Almeida e o PT de Russas não têm hoje nenhum compromisso com o atual prefeito nem com seu candidato Aureliano Ribeiro. Uma futura gestão de Odilo deixaria Russas livre tanto de Weber Araújo quanto de Raimundo Cordeiro e seus aliados, sem falar que Odilo é o único que desenvolveu um plano do governo realmente moderno e atual para o município. Cabe ao eleitorado uma análise mais fria e objetiva, para não se arrepender depois.
Creio ainda que, de modo mais conciso e direto, Odilo e o PT precisam demarcar com a candidatura de Aureliano Ribeiro, até porque há votos a migrar a partir desse ponto. Pode ser difícil ou impossível para alguns petistas devido a algum laço até pessoal com o mesmo ou com parentes seus, mas campanha é campanha e Aureliano é concorrente. Ademais, é clara claríssima a vantagem múltipla das capacidades todas de Odilo Almeida frente a Aureliano Ribeiro, comparando-os enquanto homens públicos, ressalte-se! Não é, pois, difícil ao PT russano falar diretamente ao eleitor sobre essas diferenças em prol de Odilo. Ou é??!!
Seria possível ainda uma reviravolta sobre Weber? Não sei. É difícil já que essa candidatura (Weber) soube tocar num ponto fundamental: A PAIXÃO. E você aí que se descabela ao ler isto, aprenda: campanhas eleitorais são muito feitas à base de paixão. Quem souber capitalizar sobre isso, que o faça sempre. Isso eu disse de diferentes maneiras a Odilo Almeida, no que fui rebatido pelos “dogmas” petistas que Odilo carrega.
Eu não estava errado, mas a minha luta, a minha argumentação não era pra eu estar certo ou errado e sim para acordar o senso crítico adormecido em certas pessoas, capiche, bambino?

Por fim, uma questão quase à parte: você aí, professor(a) de Russas, em quem vota? Supondo-se que você é, pela profissão, bem informado(a), considera-se que isto te leve a uma análise mais sincera. Então, pensemos: em quem os professores de Russas “deveriam” votar para prefeito? E os profisisionais da área da SAÚDE? E os jovens? E as donas de casa, mães de filhos que tantas vezes são cooptados pelo crack?

 
Perguntas, perguntas, perguntas....

Forte Abraço!

Webston Moura

fonte - O araibu.

4 comentários:

  1. voce se esqueceu de falar que em oito anos o ex prefeito raimundo cordeiro nao fez nada na cidade deixou uma divida de nao me lenbro ezatamente o valor so sei que foi milhos e nao pagou os fusionarios publicos ja weber quando foi eleito pela primeira ves ja limpou russas fez o mercado agora esta com varios projetos mais graças a o ex prefeito russas esta na inadiplensia entao quem e melhor

    ResponderExcluir
  2. voce se esqueceu de falar que em oito anos o ex prefeito raimundo cordeiro nao fez nada na cidade deixou uma divida de nao me lenbro ezatamente o valor so sei que foi milhos e nao pagou os fusionarios publicos ja weber quando foi eleito pela primeira ves ja limpou russas fez o mercado agora esta com varios projetos mais graças a o ex prefeito russas esta na inadiplensia entao quem e melhor

    ResponderExcluir
  3. voce se esqueceu de falar que em oito anos o ex prefeito raimundo cordeiro nao fez nada na cidade deixou uma divida de nao me lenbro ezatamente o valor so sei que foi milhos e nao pagou os fusionarios publicos ja weber quando foi eleito pela primeira ves ja limpou russas fez o mercado agora esta com varios projetos mais graças a o ex prefeito russas esta na inadiplensia entao quem e melhor

    ResponderExcluir
  4. voce se esqueceu de falar que em oito anos o ex prefeito raimundo cordeiro nao fez nada na cidade deixou uma divida de nao me lenbro ezatamente o valor so sei que foi milhos e nao pagou os fusionarios publicos ja weber quando foi eleito pela primeira ves ja limpou russas fez o mercado agora esta com varios projetos mais graças a o ex prefeito russas esta na inadiplensia entao quem e melhor

    ResponderExcluir

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com