segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA É BOA PRA QUEM?


O que está por trás dos megaeventos esportivos?



Quando o pior se torna natural, devemos perguntar o que há de tão errado com nossos julgamentos e com nossas posturas. Se somos omissos e/ou negligentes, então somos nós mesmos os incentivadores do mal, afogados em tudo o que ele encerra. Não querer ver uma coisa não nos põe a salvo dela, nem de seus resultados, apenas adia a hora em que nós próprios por ela seremos tragados.
Fica contigo, visitante curioso(a), ver ou não as histórias que disponibilizo ao final. São histórias de pessoas pobres que vêm sendo perseguidas em nome de um bem que se diz social, coletivo, público, para todos. Mas, antes vamos a algumas palavras.
Especulação imobiliária é uma prática que existe no mundo inteiro. Ocupar espaços importantes em cidades onde os negócios florescem apenas dá mais fogo às ações de especulação. E é isso o que vem ocorrendo por ocasião das obras da Copa Fifa 2014, no Brasil, e das Olimpíadas Rio 2016, apenas na cidade do Rio de Janeiro.
Os veículos da grande mídia, por laços estabelecidos com o grande capital, não tratam desse assunto de modo mais aberto. Os veículos da pequena e alternativa mídia (especialmente blogs e sites de esquerda) também se escusam de falar dessas coisas, pelo apoio mútuo entre os mesmos e os governos como Dilma, na Presidência, e os dos estados, onde os partidos desse espectro comandam.
Mas há uma cobertura do assunto que é feita por pessoas e profissionais, ONGs, fóruns ligados a sem-teto
e a grupos de direitos humanos, dentre outros. Essa cobertura é a documentação dos fatos para que saibamos hoje como milhares de pessoas estão sofrendo Brasil afora por conta de empreendimentos ditos bons, “sociais”, pelo povo.
Não pretendo com isso a verdade, mas as versões possíveis e alternativas ao silêncio geral sobre o assunto. E pretendo te convidar sim a ter um pouco de atenção sobre tudo isso. Até porque, onde moramos, à sua maneira, a especulação imobiliária é também voraz. Se ainda nem tanto, aguarde que o tempo dirá.
Indo adiante, veja como empreiteiras estão transformando o Rio de Janeiro numa cidade-empresa, que funcionará de acordo com o interesse delas mesmas. Veja como famílias pobres, pessoas que deveriam ter a proteção do Estado, são desalojadas de suas casas, sem a apresentação de uma justa causa. O que deveria ser uma ampla oportunidade de mudanças boas para populações pobres, configura-se como processo de higienização onde sai o pobre e entra o rico.
Primeiramente, trago dois vídeos de uma leva que amigos me enviaram há certo tempo. É contigo agora a cidadã e humana atenção para com a solidariedade de assistí-los. Antes que eu esqueça, lembremos que noutros tempos ser de esquerda era ser contra isso. E ainda é, para quem não finge ser.



Do portal IHU Online temos algumas matérias ótimas, sendo esta uma delas: ”Está em curso um processo de higienização do Rio”.

FONTE - O ARAIBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com