domingo, 25 de novembro de 2012

A NOSSA MANEIRA DE VER DETERMINA A PAISAGEM



Qualquer sistema de pensamento que deseje, sinceramente, ajudar o ser humano precisará, dentre outros eixos, ter em seu programa, de modo sincero e plausível, o respeito pela diversidade cultural ― como fator inegável da espécie ― e o respeito pelo meio ambiente ― como condição fundamental da vida. Se a nossa espécie chegar a ter futuro, é porque conseguimos isso. Caso contrário, estaremos extintos e, talvez, tendo extinguido também boa parte da vida deste planeta.
Se na base de toda ação repousa uma forma específica de ver o mundo (uma cosmovisão), é parte do desafio identificar que conhecimentos são a base da base, ou seja, identificar pelo que se orienta a pessoa/sociedade que pratica as ações, sustentáveis ou destrutivas. A mudança na forma de encarar as coisas determina a forma como nós as realizamos.
Que tipo de conhecimento determina a cosmovisão que orienta as pessoas ao crime, à corrupção, à devastação ambiental e ao sexismo? Muitas pessoas diriam tratar-se de algo que provém de algum anjo-mau, caído de sua função ― outrora nobre ― ao lado do Todo-Poderoso. Mas rejeitemos, por enquanto, qualquer metafísica e orientemos nosso pensar para essa investigação em bases mais concretas. Que tipo de conhecimento é tão irresistível a ponto de nos fazer enxergar como toleráveis a poluição do ar e o trânsito caótico?
Muito certamente uma das piores conseqüências de como vemos o mundo, e de como construímos e exercemos o tipo de conhecimento que temos, é a depredação ambiental e seus reflexos. Muito me chamou a atenção uma entrevista sobre a questão dos oceanos e seu papel regulador do planeta: ”Oceanos, os radiadores do planeta”. Vale conferir!


Vamos pensar?


FONTE - O ARAIBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com