quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CIDADANIA: APRENDENDO COM AS CRIANÇAS



                                                              Ministro Mercadante e a cidadã Isadora Faber


E se cada vereador tivesse um perfil no facebook pra conversar frente a frente, diariamente, com os eleitores, receber sugestões, críticas, etc? Se essas tecnologias vêm se tornando importantes para os demais setores, por que não nesse, no serviço público? Veja-se, por exemplo, que o executivo local já criou um page na refererida rede, o que facilita a transparência e os contatos. E não será má idéia se pelo menos mais as Secretarias de Educação, Saúde e Cultura também tiverem páginas próprias, pois isso ampliaria a transparência, a participação democrática, o encontro necessário entre representantes e representados.
Há perguntas que o povo quer fazer e essas tecnologias servem muito bem pra isso, para aproximar povo e poder. Se cada vereador de Diamantino tivesse um perfil no facebook, acessando-o todo dia, mesmo tendo que ainda aprender melhor sobre como utilizar o meio em sua função de parlamentar, este lhe serviria para divulgar seus trabalhos, suas reclamações, denúncias, requerimentos, projetos e afins, além de ser um canal para os eleitores. De fato, quanto mais os representantes do povo estiverem próximos do mesmo, melhor será. E quanto a possíveis comportamentos desrespeitosos e/ou abusivos de parte a parte, se acontecerem, há meios (instrumentos) tanto tecnológicos quanto legais para se tratar da questão. Do bloqueio de trolls à aplicação dos meios legais/judiciais, tudo isso está aí para ser utilizado na amplidão dessa coisa chamada democracia. O que não dá mais é a “tecnologia da esquina”. Não conhece? É assim: surge um boato, depois ele é aumentado e refeito um milhão de vezes até que ninguém mais sabe o que é verdade e o que é mentira. Em cada esquina e estória muda. Não podemos depender disso.
Dada a sugestão, não sei se mais alguém nesta terra de Diamantino considera que isso possa ser feito. Na imagem acima, vemos um exemplo de maturidade, coragem e cidadania: esta menina chama-se Isadora Faber e ficou famosa por utilizar a web para denunciar e exigir melhores condições em sua escola (acesse DIÁRIO DE CLASSE). Na foto, ao lado do ministro da Educação, Aloízio Mercandante, Isadora nos dá o exemplo.
 
FONTE - O ARAIBU (texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com