segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

POR QUE O BRASIL AINDA NÃO TEM UM NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA AS COMUNICAÇÕES?

 

marco_regulatorio

Era de se supor que um dia os partidos de esquerda, chegando à Presidência da República, comporiam um governo que se empenhasse em democratizar os meios de comunicação, promovendo a quebra de monopólio e incentivando a diversificação para que emissoras de TV, por exemplo, tivessem programação regional de verdade, abrindo espaço para as diferentes culturas e diferentes sociedades deste vasto Brasil. Só assim teríamos o nosso rosto e as nossas expressões na tela. É isso que se vê? Não. Aí estão todos os tubarões da mídia, sempre atuando com seus jornais, revistas, redes de TV e de rádio com um imenso poder político e, claro, econômico, afinal é o ótimo ganha-pão desses eternos representantes da elite econômica e política mais reacionária deste país, centralizada no Sudeste brasileiro e, desde sempre, feroz oposicionista de projetos populares.

São eles e seus meios que escolhem quem é herói ou bandido, quem deve ou não receber o apreço do povo, quem será “linchado” ou “elevado aos céus”. E ainda são bem pagos (os anúncios) pelo governo que eles tentam, diuturnamente, derrubar, no caso o governo que o PT e aliados iniciaram em 2003 E ninguém precisa ser petista para atentar pra tudo isso. Basta ser brasileiro e optar pela democracia no setor.

Sobre esse assunto, a jornalista e economista Marilza de Melo Foucher, correspondente do Correio do Brasil em Paris, escreveu belo artigo que todos precisamos ler: ”Pluralidade dos meios de comunicação: urgência para a consolidação da jovem democracia brasileira”.

Regular a mídia é algo previsto na Constituição Federal e não se trata de censurar, mas de organizar o setor mediante as necessidades do povo brasileiro, atendendo a critérios democráticos e até práticos. Porém, sempre que se fala nisso, os representantes dos grandes meios de comunicação dizem que é censura e autoritarismo. Mas o mais surpreendente não é isso e, sim, ver o PT e aliados, especialmente o governo Dilma Rousseff, serem tragados por esses meios e ainda relutarem em lutar por um novo Marco Regulatório. Por que?

 

FONTE – O ARAIBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com