quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

NORDESTE ENFRENTA UMA DAS PIORES SECAS

Para que servem a imaginação, a ciência, a linguagem e outras ferramentas? Para que sejam possíveis as generalizações que nos informam sobre as verdades de um tal objeto observado, ou seja, para que não precisemos todos passar pela radicalidade de uma experiência para entender uma coisa, uma situação. Não entendeu? Então vamos trocar em miúdos. Você precisa tomar uma tijolada pra saber o que significa um tijolo na cabeça? Não! Por quê? Porque, independente da experiência real, pessoal e direta, há a experiência geral que, transformada em cultura (em conhecimento coletivo), chega à tua consciência e te diz como se processa o fato. Pronto! Você sabe o que fazer e o que não fazer. Pois bem! Se estamos nós nordestinos enfrentando a pior seca dos últimos trinta ou quarenta anos, o que é preciso para que façamos mais movimento em relação ao fato, visto que a imprensa já nem fala mais?

Creio não ser preciso que tenhamos nós mesmos gado bovino, caprino, ovino morrendo no nosso terreiro. Tampouco é preciso que tenhamos hectares de plantação perdidos, queimados pelo sol inclemente. Basta estarmos atentos à verdade de que isso está acontecendo com muita gente e, indiretamente que seja, conosco. Mas se não tocarmos no assunto, os sudestinos e o restante dos brasileiros é que não falarão. E se ninguém disser nada, os governos nada farão. Ajude divulgando e mobilizando pessoas. Pelo que obervamos, precisaríamos de muita chuva para compensar o desgaste causado até agora e levar os reservatórios a uma situação mais segura. Elas estão acontecendo? Não. Segundo a Action Aid, a seca está afetando a mais de dez milhões de pessoas ( clique aqui).

FONTE - O ARAIBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com