quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

POR QUE O BRASIL NÃO SE INTEGRA DE VERDADE À AMÉRICA LATINA?


Evo Morales - Presidente da Bolívia
Todos esses países ao nosso redor falam espanhol. Se o Brasil, de fato, quisesse uma integração plena com vistas a tentar de modo mais soberano a liderança de tal bloco, deveria investir maciçamente no ensino da língua espanhola aos brasileiros. É na língua que se expressa uma cultura, um modo de ser, a educação, os desejos, as aspirações econômicas e até os defeitos. Deve haver, pois, uma razão para as nossas esquerdas serem desatentas a ponto de, nesses 10 anos do PT na Presidência da República, não terem feito coro nesse raciocínio tão simples. Se nós brasileiros tivéssemos o espanhol como segunda língua, e de modo muito fluente, muitas barreiras cairiam, o que nos aproximaria inclusive afetivamente (termo amplo). Creio que o primeiro passo para a integração cultural Brasil-países da América Hispânica seria a conexão pela língua. Deles, claro, pois querer que eles aprendessem o  português seria até arrogância nossa.

Penso nisso ao ler sobre o presidente da Bolívia, Evo Morales, um índio que tem peito de nacionalizar empresas que foram “roubadas” de seu povo. Aqui no Brasil essa pauta é politicamente incorreta até para as esquerdas, e tais notícias nem tem o peso que deveriam ter, a não ser quando os veículos da grande mídia querem utilizar certas informações contra o PT e aliados. É o caso da visita da sem-sal Yoani Sanchéz, blogueira cubana que foi saudada por figuras como Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro. Só faltou o companheiro Malafaia.

Fôssemos nós brasileiros mais antenados com os acontecimentos da América Latina ― isso através de conexões legítimas como o poder da língua ―, saberíamos o que realmente pensar e não sobraríamos de “reféns” das muitas armadilhas das elites. No entanto, padecemos de um desconhecimento quase completo de quem são esses povos desses países ao nosso redor. Não teria chegado a hora de haver uma aproximação real e ampla? Ou o Brasil tem medo de alguma coisa que desconhecemos? Hein, presidente Evo?


FONTE - O ARAIBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com