terça-feira, 27 de agosto de 2013

VIOLÊNCIA GENERALIZADA: O PREÇO A PAGAR PELO TIPO DE PROGRESSO NO QUAL INVESTIMOS



Lembro-me de quando eu era criança, um outro tempo, tempo em que assaltos e homicídios em série, roubos espetaculares, tráfico de drogas, enfim, determinada criminalidade ou era coisa de cinema, ou era coisa de cidade grande, não desses nossos interiores, onde, outrora, dormíamos de janelas abertas para melhor receber o frescor da noite. Mas, o progresso (progresso quer dizer ir pra frente, resolver problemas – pasme!) chegou e seguiu adiante. E o progresso também trouxe o que temos vivido: um estado de pânico geral em face de tantos atos contra a segurança pública e a privada.

A imagem acima (clique nela, por favor!) retirei-a de uma page de nome “Arquitêta” (https://www.facebook.com/arquitetapage). Ela simboliza bem o que está ocorrendo conosco. Tendo os governos federal e estadual políticas insuficientes na área de segurança pública, hoje encontramo-nos reféns dos que fazem as próprias leis. Apesar de termos uma das mais altas cargas tributárias do mundo, querem nos provar que faltam recursos para o fundamental: a proteção da sociedade. Desconfiados de tudo e de todos, estamos como bichos escondidos com medo de bichos maiores e predadores nossos, famintos todos.

Enquanto passamos pelo que passamos, boa parte dos nossos representantes, como uma forma sarcástica e cruel de nos mostrarem o quanto não se interessam por nós, compactuam com coisas assim: Câmara tem quase 1,4 mil supersalários.

Tudo está interligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDE O SEU COMENTÁRIO!

O BLOG DO PROFESSOR ODEMAR MENDES não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail odemarmendes@hotmail.com